O HÓQUEI E A CBHG

Conheça um pouco da nossa história

A História

O hóquei sobre grama é um dos esportes de competição mais antigos da história da humanidade. Não se sabe ao certo quando ele começou a ser praticado, mas temos vestígios há 4000 anos, em tumbas faraônicas no Vale do Nilo, no Egito, de figuras de homens praticando este esporte.

O esporte, como é praticado nos dias de hoje, foi desenvolvido na Inglaterra em meados do século XIX. Como em muitos esportes, foi o Exercito Britânico quem inseriu o hóquei na Índia e em outras colônias Britânicas. O primeiro campeonato internacional de hóquei foi realizado em 1895.

O hóquei sobre a grama é um esporte presente nas Olimpíadas de Verão. Até os anos 70, Índia e Paquistão eram as grandes potências da modalidade.

O hóquei sobre a grama estreou nos Jogos Olímpicos em Londres-1908, como um esporte de exibição disputado apenas por homens. Apenas em Amsterdã-1928 foi que a modalidade passou a contar no quadro oficial de medalhas. A presença feminina nas competições passou a ocorrer a partir dos Jogos de 1980, em Moscou. Nos EUA e Argentina, por exemplo, o número de mulheres praticantes do hóquei supera ao número de homens praticantes.

No Brasil, somente na década de 80 os primeiros atletas federados começaram a ingressar em campeonatos no exterior. Na década seguinte, o Brasil passou a participar regularmente de torneios continentais como o Caribbean International Hockey Tournament (VEN), o Torneio de La Plata (ARG) e o Torneo Internacional Mercosur (URU).

Porém, a estreia da primeira seleção brasileira de hóquei sobre a grama (masculina) aconteceu em Santiago, no Chile, em 1998, quando ocorreu o 5º Campeonato Sul-Americano.

Em 2007, os dois primeiros campos oficiais de hóquei sobre a grama foram construídos no país. Os campos foram estruturados no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, para os XV Jogos Pan-Americanos. No mesmo local foi realizado, em abril de 2010, o 7º Campeonato Sul-Americano de Hóquei Sobre a Grama, que teve a participação das equipes de homens e mulheres do Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Brasil.

Já em 2011 foi realizada a primeira edição do Pan American Challenge, também no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, e, em 2012, o Rio de Janeiro sediou a 2a Rodada da Liga Mundial de Hóquei (Hockey World League).

Com a participação da seleção masculina nos Jogos Pan-Americanos de 2015 em Toronto, Canadá, o time conseguiu a 4ª colocação e se classificou para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

Com os Jogos Olímpicos que serão realizados no Rio de Janeiro em 2016, serão construídos quatro novos campos oficiais de hóquei na cidade: dois campos no Centro Olímpico de Hóquei, em Deodoro, e dois campos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Fundão.

Diretoria

Presidência CBHG 2017-2021

Presidente: Bruno Patrício Oliveira

Vice-Presidente: Frederico Rubinato

Conselho Fiscal

Membros Efetivos:

Roberto Lopes de Almeida, Herbert Nunes Rodrigues e Junio Miguel da Silva

Membros Suplentes:

Angela Regina Ferreira, Eduardo Sales de Azevedo e Ronir de Mello Azevedo

Organograma

O Estatuto

Conheça o estatuto da Confederação Brasileira de Hóquei sobre a Grama e Indoor. Clique aqui e tenha acesso ao nosso pdf.
Estatuto CBHG

A Arbitragem

O quadro de arbitragem da CBHG é formado através de cursos de capacitação realizados em parceria com as federações estaduais filiadas. Caso queira se tornar um árbitro, procure sua federação e se informe o próximo curso.

Principais Regras

As partidas são disputadas em quatro tempos de 15 minutos. São 11 jogadores de cada lado e ganha a equipe que consegue marcar o maior número de gols. Os gols só podem ser marcados de dentro da área.

A bola só pode ser tocada pelos jogadores com o lado liso do taco, o que possibilita um grande número de jogadas de habilidade e dribles. Bolas aéreas (lançamentos) são comuns no jogo, mas não podem oferecer risco a nenhum jogador próximo.

O goleiro utiliza equipamento de proteção completo para se proteger da bola, mas só pode utilizar o corpo para defender a bolinha dentro da área.

  • FIH - Federação Internacional de Hockey
  • Ministério do Esporte - Brasil
  • PAHF
  • Comitê Olímpico Brasileiro

CONHEÇA AS NOSSAS SELEÇÕES